sexta-feira, 11 de junho de 2010

Projetos

PROJETO MEIO AMBIENTE
Objetivo: Trabalhar valores importantes para a formação da cidadania e solidariedade conscientizando os alunos sobre a ação do homem no meio ambiente. Conscientizar sobre o tempo de decomposição de algumas matérias no meio ambiente. O aluno deverá perceber as mudanças e a degradação que o homem realiza no meio ambiente e quais são as conseqüências que o próprio homem sofre com esta degradação. O aluno deverá aprender que o homem pode progredir e usar a tecnologia sem alterar o meio ambiente e sim usar esta tecnologia moderna até mesmo para ajudar. Conscientizar o aluno da importância de cuidar do meio ambiente em geral. Demonstrar a utilização da reciclagem e a importância da coleta seletiva. Conscientizar os alunos sobre os benefícios e malefícios dos avanços tecnológicos e a responsabilidade de cada indivíduo com a preservação do meio ambiente. Perceber quais são as empresas/indústrias de origem estrangeira que se encontram no Brasil e como procedem para preservar o meio ambiente, e posteriormente, comparar com as brasileiras; que o aluno perceba-se como ser integrante de uma sociedade e agente transformador global.
Justificativa: Para que seja possível formar alunos conscientes, é necessário que o professor busque maneiras e atividades capazes de despertar nos mesmos a conscientização a respeito do meio ambiente e a importância da preservação, assim como a necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem. Devido ao grande quantidade de “lixo” jogado no meio ambiente e a necessidade da transformação de alguns materiais recicláveis na construção de objetos que podem ser utilizados no dia-a-dia. Sabendo-se que atualmente as ações do Homem estão trazendo graves conseqüências ao meio ambiente, é necessário que os indivíduos conscientizem-se da importância da preservação do mesmo, para que empreendam ações responsáveis no presente, preocupando-se com o futuro, ou seja, “pensem globalmente e consigam agir localmente”. Desenvolver no aluno a capacidade de leitura em Língua Inglesa de textos diversificados e autênticos, de diferentes fontes de informação, voltados a assuntos relacionados com o Meio Ambiente. Os textos serão extraídos de fontes diversas, como jornais, revistas, livros, Internet, participação em palestras e seminários, com o objetivo de aguçar o interesse e a curiosidade do aluno, deixando-o em contato com a língua viva.. Quanto ao trabalho em si, constitui um excelente feedback do que os alunos conseguiram aprender, pois resulta na construção de algo concreto. O projeto deverá ser trabalhado em grupo, pois normalmente os alunos falam de suas experiências e mostram seu modo de ver o mundo, aprendendo a buscar informações, desenhar, recortar, colorir, fazer entrevistas e pesquisas, assim alunos com diferentes níveis de desempenho e aproveitamento acabam se aproximando e se beneficiando mutuamente, pois o projeto depende de todos e para todos adquire um valor de conquista. Desse modo aprender inglês deixa de ser simples aquisição de um código diferente em uma disciplina isolada, e passa a se materializar em uma experiência de vida, integrada no currículo. Promover e ampliar condições para o desenvolvimento integral dos educandos, mostrando aos mesmos que o conhecimento é ilimitado, sendo assim o aluno percebe a natureza e a utilidade dos conteúdos curriculares em seu cotidiano.
O tema “Meio Ambiente” abrirá portas para discussões importantes levando a reflexão sobre possíveis soluções para reverter os danos causados a natureza que ameaçam a qualidade de vida. Desenvolver a compreensão da relação do ser humano com o meio ambiente. O aluno deverá desenvolver a compreensão de que suas ações repercutem diretamente no meio ambiente. Perceber a interdependência entre as espécies de qualquer ambiente e sua relação com o meio abiótico, relacionando a participação do ser humano como agente transformador e causador de diferentes conseqüências da natureza.
Desenvolver o senso critico sobre as ações do homem e as graves conseqüências ao meio ambiente. É necessário que os indivíduos conscientizem-se da importância da preservação do mesmo e que os alunos percebam quais os pontos positivos e negativos de um mundo globalizado e como as ações (responsáveis ou irresponsáveis) do homem moderno podem refletir no meio ambiente e trazer conseqüências diretas ou indiretas aos povos de diversos países.
Público alvo: Educação Infantil e Ensino fundamental e Médio
Disciplinas envolvidas: Todas as disciplinas
Responsável: Todos os professores
Prazo: 1o semestre
Atividades a serem desenvolvidas: Confecção de lixeiras e aventais com os símbolos da reciclagem. Música relacionada ao tema. Campanha da coleta seletiva na escola. Criação com sucatas. Reaproveitamento de papel. Trabalhos com material reciclável em sala de aula de forma agradável, afim de que a criança torne – se consciente da importância da preservação da natureza.  Visita ao antigo lixão de Mogi das Cruzes, Parque Leon Feffer e a firma de retirada de areia, visita a industria que não agride o meio ambiente. Debates relacionados ao tema “meio ambiente e preservação”. Realizar a coleta seletiva e reciclagem com trabalhos de sucata. Histórias em quadrinhos seguindo o tema. Leitura e interpretações de textos de diversos gêneros ligados ao tema. Produção de textos diversos. Dramatização. Tribunal (argumentação de opiniões opostas). . Pintura e desenho (ressaltando a diferença de paisagem com e sem a poluição). Criação de cartazes sobre o tema. Os alunos deverão selecionar informações sobre o Meio Ambiente que envolva assuntos como a prevenção do Meio Ambiente, poluição do mar e do ar, vegetação, clima, mundo animal e sistema solar, pesquisando em jornais, revistas, livros, Internet, participação em palestras e seminários. Criar e produzir reportagens a partir de manchetes e/ ou fotos, escrever para o jornal, criar histórias em quadrinhos, cruzadinhas e charges. Todas as pesquisas serão elaboradas em forma de gráficos de vetores, barras e colunas. As pesquisas são feitas mediante alguns temas e algumas questões: Economia de Energia e água; Qual é a porcentagem de água potável existente no Planeta Terra? Como controlar o aquecimento do planeta? Como diminuir a poluição no Planeta Terra? Qual a porcentagem de ar puro que há em uma grande metrópole?
 Visitas à barragem Água Branca – Salesópolis e Parque do Itapeti.
 Durante o bimestre, concomitante com os conteúdos do plano de ensino, alguns eixos temáticos serão trabalhados com pesquisas que englobem assuntos referentes a: recursos naturais, Cooperativas de reciclagem, crise ambiental, etc. Com tal programa pretende-se embasar conteúdos relacionados ao Meio Ambiente, Qualidade de vida no meio ambiente chuva ácida, camada de ozônio, efeito estufa, extinção de espécies, acumulo de lixo e poluição, (ar, solo, água) assim como, visual, sonora e radiativa e suas conseqüências, como, contaminações e doenças. Pesquisa em diversas fontes: revistas, jornais, Internet. Interpretação e debates sobre textos informativos. Analise de documentários ou atividade prática sobre o mesmo. Atividades de laboratório e em sala de aula. Trabalhos manuais com utilização de sucatas e materiais recicláveis. Visitas em locais de importância, principalmente ecológicas. Teatro e seminários.
Recursos: régua, compasso, cartolina, lápis de cor, canetinha, jornal, revista, internet, livros didáticos, dicionário, folha de sulfite, xerox, tesoura, cola, computador, etc.
Avaliações: A avaliação será permanente através de observações sistemáticas, considerando o desenvolvimento integral dos alunos, não só a aquisição de conceitos, mas também procedimentos e atitudes. Os trabalhos a serem realizados serão previamente discutidos com a Coordenação e Direção nos HTPC’s, onde verificarão a possibilidade de viabilização de qualquer atividade pretendida. Será contínua e paralela, verificando-se através de atividades em sala de aula, trabalhos dirigidos e provas objetivas e subjetivas.
Responsáveis: Professores de 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio.

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